VINHO + ROCK ALTERNATIVO + ETC.

sábado, 8 de janeiro de 2011

O MELHOR VINHO PARA A SUA JAQUETA DE COURO.

Pode parecer viagem - e talvez seja - mas alguns vinhos tintos tem aroma de couro. Isso mesmo. Você cheira o vinho e lembra rapidinho da sua jaqueta. Dizem os entendedores que são vinhos mais evoluídos e estruturados, que passaram um bom tempo em barricas de carvalho. Dito isso, criamos 5 sugestões de harmonização de vinhos com jaquetas. É só vestir, abrir o vinho e ver se de alguma maneira os aromas conversam. Qual uva combina com uma jaqueta punk dos Ramones? Qual vinho combina com uma jaqueta uber-fashion do Rick Owens? E, principalmente, qual é o melhor vinho para tomar com o seu jaleco escondido lá no fundo do armário? É só fazer o teste. A princípio pode parecer meio estranho. Mas é um bom pretexto para comprar um vinho diferente e/ou uma jaqueta novinha.


RAMONES PERFECTO JACKET   x   PULENTA ESTATE 



Porrada, simplicidade e volume. Esse é o critério. Para acompanhar as jaquetas "perfecto" de Dee Dee, Jonhy, Joe e Tommy, escolhemos um dos vinhos mais potentes já feitos, tanto em termos olfativos quanto gustativos. Pulenta Estate Malbec 2008. 100% Malbec, 100% potência. A escolha do Pulenta foi muito mais pela pancada que é o vinho do que por qualquer relação aroma/couro. É tão volumoso e intenso que o sabor permanece na boca por mais tempo do que qualquer canção do Rocket to Russia: uns 3 minutos. E para afinar ainda mais os 3 acordes da harmonização, sua graduação alcólica é de 14,6%. Afinal, quando o assunto é Ramones, quanto mais alcool melhor. GrandCru (11/30626388).


TYLER DURDEN JACKET   x   ANIMA NEGRA


  


Aí está um desafio. Qual o melhor vinho para se tomar com a jaqueta de couro de ninguém menos do que Tyler Durden? O cara não estava para brincadeira. Simplesmente fundou o Clube da Luta e morreu ao som de Where's my Mind do Pixies. Vermelha, vintage, surrada e carregada de estilo essa jaqueta não pode ser tomada com qualquer vinho, nem qualquer produtor. Por isso depois de muito trabalho, achamos um vencedor. Anima Negra. Um vinho espanhol feito em Mallorca, com cepas misteriosas e obscuras: callet, fogoneu e manto negro. O vinho é intenso, selvagem, concentrado e único. Começou como um vinho de garagem, feito por  um bando de amigos de Mallorca em 94. Eles simplesmente fermentavam as uvas em um tanque de leite no quintal e faziam toda a vinificação com equipamentos de segunda mão, na base do improviso. Fazendo um grosseiro paralelo entre o corpo do vinho e o corpo de um ser humano, esse vinho é tão diferente, indie e peculiar, que ele seria o corpo de Bob, um dos personagens do filme. Caso você não se lembre dele, segue uma foto logo abaixo. Mistral (www.mistral.com.br)



MINHA JAQUETA NOVA   x   LA VIELLE FERME













Essa é uma jaqueta recém-adquirida na AllSaints de Paris, uma das lojas mais legais para roupas masculinas, lá na Rue Etienne Marcel: www.allsaints.com. Como seu couro de carneiro é macio e leve, harmonizamos com um vinho de corpo médio, fino, de aroma vivo e picante: o  La Vielle Ferme 2008. Um vinho diferente original, produzido com técnicas orgânicas em Côtes du Ventoux, no Vale do Rhône. Seu corte não é nada óbvio: 50% Grenache, 20% Syrah, 15% Carigna, 15% Cinsault. E seu rótulo, com o galo malandro paquerando a pura e inocente galinha, é muito, muito legal. WorldWine (11/30853055) E um ps: se você for para a França, aproveite para experimentar o La Vielle Ferme no caminho. Esse é o vinho que a Air France anda servindo nos vôos intercontinentais. 


BALMAIN   x    CHATEAU GUIRAUD-CHEVAL-BLANC


Você pode escolher entre comprar essa jaqueta da marca francesa Balmain para a sua namorada ou uma vinícola inteira para você. São praticamente o mesmo preço. Com a diferença de que com a vinícola você pode produzir seus vinhos, recuperar o investimento e aí sim conhecer uma sirigaita e lhe comprar a jaqueta. Por ser uma peça elegante e chique, ela pede um vinho a altura: intenso, seguro, ao mesmo tempo feminino, elegante e, claro, francês. O Chateau Guiraud-Cheval-Blanc 2006, um bordeaux que é tudo isso e um pouco mais. Feito com 75% merlot, 20% cabernet e 5% Malbec/Cabernet Franc, sua cor é rubi brilhante e seu aroma de couro é bem intenso e profundo. Um vinho mais sério e contido, mas que vai se revelando a cada gole. Provavelmente como a sirigaita da jaqueta. Vino&Sapore (11/46126343).


RICK OWENS x ARDANZA RESERVA

 

Se tem um cara que não dá ponto sem nó esse cara se chama Jay-Z. Ainda mais quando o papo é comprar um  jaleco novo para o show. A peça em questão é do estilista americano esquisitão radicado na França Rick Owens. Assim como o Jay-Z não dá bola fora escolhendo esposas e jaquetas, precisamos de uma opção segura e forte para a harmonização. Por isso fomos mais uma vez até a Espanha buscar um vinho que, além de couro no aroma, trouxesse elegância, equilíbrio e tradição. O Viña Ardanza Reserva - La Rioja Alta S.A. é um clássico da região de Rioja. 80% Tempranillo, 20% Garnacha, ele consegue ser sedoso e envolvente, mas sem excessos. Se eu fosse o Jay-Z escolheria tranquilamente esse vinho para tomar com a Byonce em um jantar pré ou pós show. É, se eu fosse o Jay-Z eu faria várias coisas. Zahil (11/30712900) 







4 comentários:

  1. Excelente! Vontade de experimentar todos estes vinhos (alguns novamente), com essas ótimas comparações!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha. Creio que com aquela velha jaqueta Adidas eu deva harmonizar com um Miolo de R$ 14, um rótulo roots ou quem sabe, cerveja mesmo. Fica a brecha para um paralelo entre vinhos e tênis/sapatos/afins, hein? Até o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. His name is Robert Paulson

    His name is Robert Paulson

    His name is Robert Paulson

    His name is Robert Paulson

    His name is Robert Paulson

    ResponderExcluir
  4. bacana o blog!
    gostei da coincidencia, tem um Vielle Ferme na minha mesa e passei na All Saints da Ethienne Marcel hoje para aproveitar as soldes, mas nao levei nenhuma jaqueta de couro hahahaha

    ResponderExcluir