VINHO + ROCK ALTERNATIVO + ETC.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUAL O MELHOR VINHO PARA KINKS? INDIE-WINE QUER JUSTIÇA.

        
           Existem duas bandas que sairiam na porrada caso se encontrassem acidentalmente em um pub de Londres, Liverpool ou Manchester. São elas Blur e Oasis. Inimigas declaradas na década de 90 elas só concordam, também declaradamente, em um assunto: qual a banda mais influente do mundo. Isso mesmo - a melhor banda de todo o nosso pequeno cosmo. Seria ela os Beatlles? Rollings Stones? David Bowie?

Liam and Noel: fights + songs inspired by Kinks. 
           Nada disso. Trata-se do The Kinks. Com certeza uma das bandas mais injustiçadas do planeta. Porquê? Simplesmente porque os irmãos Ray e Dave Davies, líderes do Kinks, que levaram e disseminaram o British Rock pelo mundo. Nada de Paul, Lennon ou George (Ringo não conta, claro). Pois é. Os irmãos Davies, que por sinal também inventaram as brigas entre irmãos muito antes da família Gallagher, criaram clássicos como "You Really Got Me", que em 1964 ecoavam em cada canto do mundo. Entretanto, sabe-se lá porquê, nossos Kinks foram esquecidos pela história. Nada de Gramys, nada de "Kinksmania", nada de ofurôs, champagnes, rosas, groupies e glamour. Esse pacote ficou com Keith, Mick, Paul e Lennon. Certo, certo. E depois de tudo isso você coloca a balada "Strangers" na radiola, lembra da cena em plano sequência do filme "Viagem a Darjeeling" do Wes Anderson e pensa: qual vinho combina com esses Kinks?

           Indie-wine dá a letra. Obviamente você precisa de um vinho tão injustiçado quanto o Kinks. Um vinho ofuscado pelo próprio vizinho. Um vizinho mais famoso, bonitinho e, principalmente, mais marketeiro. Estamos falando do Vino Nobile de Montepulciano. Esse vinho desconhecido e desacreditado pela humanidade. Enquanto seu vizinho de região, o famoso Brunello de Montalcino, colhe os louros, os dólares e os paladares da galáxia, nosso Vino Nobile de Montepulciano fica sempre como segunda opção. Pura injustiça. Os Nobile são vinhos maravilhosos, cheios de personalidade, terroir e verdade (?), tendo a Sangiovese como uva principal. Sem dúvida uma jóia da Toscana. Entretanto 10 em cada 10 pessoas prefere um Brunello mixurúca a um grande Vino Nobile de Montepulciano. Por isso vamos lutar por justiça: dia de Kinks na vitrola é dia de Montepulciano na tacinha. Um dos produtores mais especiais é o Valdipiatta, com um Riserva excelente, mas bem difícil de ser encontrado por aí. Por isso aí vai uma sugestão tão legal quanto e facinho de achar: Vino Nobile de Montepulciano Poliziano 2005. R$120,00/Mistral.
Justiça = Vino Nobile de Montepulciano.
    E caso ainda sobre um pouco de vinho na garrafa, vale beber assistindo a esses 3 minutos e pouco da homenagem ao filme do Wes Anderson com a trilha dos caras. O último gole, para ficar na memória.